terça-feira, 11 de março de 2014

Instalando Netbeans (7.4) no Linux Ubuntu

Entre na página do Netbeans e faça o download da versão que melhor se enquadra a seu caso: netbeans.org/downloads/

Após ter feito o download do arquivo abra uma janela do terminal no Ubuntu, mas você precisa estar logado como administrador para prosseguir; lembre se de que se você não tiver privilegios de administrador (root) deverá usar o comando "sudo" antes de cada comando;

Para poder executar o arquivo do netbeans que vocẽ baixou é preciso estar com o terminal aberto dentro da pasta onde está localizado este arquivo, no meu caso está na pasta "downloads" mesmo;

Então você pode digitar um "ls" no terminal para listar as pastas e ver se a pasta que você baixou o arquivo está em uma delas, caso positivo digite "cd" mais o nome da pasta. No meu caso foi simples: cd Downloads;

confira na imagem abaixo:


Agora temos que "autorizar" para que se torne executavel o arquivo, digitamos o comando "chmod" mais o comando "+x" mais o nome do arquivo baixado no meu caso foi o "netbeans-7.4-linux.sh" e a linha de comando eu digitei:
"chmod +x netbeans-7.4-linux.sh"

 

Já autorizado é só executar, digitando "./" junto com o nome do arquivo, no meu caso:
"./netbeans-7.4-linux.sh"

A partir daí a instalação já é automatica, e assim como no windows é so ir clicando em next até completar o processo. Pronto é isso!


Claro que assim como no windows antes de instalar qualquer compilador para programar em java você precisa instalar o JDK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário